segunda-feira, 14 de outubro de 2013

A IMPORTANCIA DA UNIAO NA IGREJA



É importante estarmos unidos, porque é a vontade do Senhor. Na sua oração Ele orou a respeito da unidade; Ele disse assim: “Para que todos sejam um, como tu oh Pai o, és em mim e tu em ti, que também eles sejam um em nós”. (Jo. 17.21)
 
Quando falamos em igreja não se trata de religião, mas de algo mais sublime. Igreja não como um edifício de alvenaria ou algo semelhante, mas no sentido espiritual que somos templo e morada do Espírito Santo. Igreja no grego significa (Eclésia), ou seja, chamados para fora. (Mt. 16-18)
 
Veja alguns exemplos da igreja primitiva: Estavam todos reunidos no mesmo lugar (Atos 2.1), a igreja unida promove um avivamento autêntico, (real) sem artificialidade.
Paulo fala da igreja como um corpo, cada irmão como membros uns dos outros. (I Co. 12.12, 12.27), ninguém é para estar amputado ou cortado da igreja do Senhor, mas ligados uns com os outros (Ef. 4.16).
 
A Bíblia diz ninguém despreze o seu corpo, antes cuide, zele (Ef. 5.25, 28, 29), isso fala do relacionamento e cuidado de Cristo para com a igreja, por isso temos que cuidar uns dos outros (Gl. 1.18, 2.19). Portanto devemos levar as cargas uns dos outros, ou seja, chorar com os que choram e se alegrar com os que se alegram, sendo participantes das vitórias e sucessos dos nossos irmãos e também dos seus momentos difíceis de lutas e tribulações (Rm. 12.15).
 
O diabo faz de tudo para separar os membros do corpo e o corpo da cabeça, porque estando separado uns dos outros estamos longe do corpo que é a igreja e da cabeça que é Cristo. (Cl. 1.18, Ef. 1.22).
 
Se o povo comum, o povo do mundo, com toda depravação, impureza, corrupção, pecado, jamais serão vencidos, como diz o adágio popular, quanto mais à igreja do Senhor, composta de santos (separados), remidos, resgatados e libertados. Quem poderá vencê-los?, disse Jesus: as portas do inferno não prevalecerão contra ela. (Mt. 16.18)
 
Veja o que acontece quando a igreja está unida.
 
1º - Vive em perfeita união (Atos 2.44 e atos 4.32). Todas as coisas lhe são comuns, e vivem como uma família, cuidando, zelando e mantendo-os. Portanto a igreja é uma família unida, fazendo também a obra social (Atos 2.45).
 
2º - Anda na doutrina dos apóstolos (Atos 2.42). Exemplo: Vive na palavra, ama uns aos outros, perdoa, ora uns pelos outros, intercede ajuda e protesta contra o pecado, e anuncia a palavra da verdade.
 
3º - Acontece milagres curas e maravilhas (Atos 2.43). A igreja estando unida em oração os problemas são resolvidos (Atos 12.5), pois a maior arma da igreja é a oração.
Saiba que o maior poder do país não é o Poder Legislativo, Executivo e Judiciário? Mas sim o poder da oração da igreja! (Mt. 16.19 e Mt. 18.18). O que ligares na terra será ligado no céu.
 
A Utilidade os membros 
 
Exemplos de um irmão útil na igreja. Seu nome Onéscimo (no grego) cujo nome significa útil. A igreja estando em unidade todos os membros lhe são úteis (Fl 1.11). Por isso o irmão, por mais simples que seja ele é útil na casa de Deus. Exemplo: o obreiro auxiliar, o líder de departamento em geral, o diácono, o ministério, o pastor, todos são de suma importância. Nenhum irmão é inútil na obra de Deus. Nunca diga para você mesmo nem para alguém que é um inútil. Todos nós somos úteis na igreja do Senhor.
 
A igreja unida também contribui financeiramente para a obra de Deus - Missões local e fora (Rm 10.15, II Cor. 9.7 e Atos 4.34, 2.45). Portanto, devemos contribuir com alegria para manutenção dos obreiros, missionários e pastores e para construção de novos templos, isso faz parte do crescimento da igreja (Atos 2.47, 4.37).
 
A igreja deve estar unida em todos os segmentos da sociedade. Ela não pode ficar entre quatro paredes, ela precisa anunciar a palavra, protestar contra o mal, à injustiça, o pecado, a corrupção, a violência, o racismo, etc.
 
Em Atos 10.34, disse Pedro: que Deus não faz acepção de pessoas. A igreja é um segmento social que contribui para o bem-estar moral, social e espiritual de uma cidade, estado ou país. A igreja paga seus impostos, contribui nas decisões políticas do país, tem o dever de orar e obedecer às autoridades, pois as mesmas são constituídas por Deus (Rm 13.1-2, Atos 3.2).
 
Portanto a igreja não é somente uma organização, mas um organismo vivo e ativo em todos os sentidos da vida. Continuemos nesta unidade, pois é a vontade de Deus para a sua igreja (Hebreus 13.23, Mt 16.18, Sl. 133).
 
Que Deus nos abençoe. Amém